Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Festivais em Cuba

Aproxime-se da interessante cultura cubana nos festivais mais típicos desta encantadora e maravilhosa ilha

Festivales, Cuba

Cuba é um país que conta com uma grande variedade de tradições culturais e apesar de em muitas ocasiões ter enfrentado significativas crises económicas, tenta manter vivo o folclore mais característico da identidade cubana.

Você está pensando em viajar para Cuba? Veja as nossas Ofertas

Entre todas as celebrações camponesas, padroeiras, parrandas ou carnavalescas, pode encontrar desde festas de origem hispânica e canariana como a Fiesta del Fuego (Festa do Fogo), celebrada em zonas rurais e onde predomina a música camponesa, algo semelhante ao changüí celebrado em Guantánamo.

As conhecidas fiestas de bandos, adquirem diferentes nomes dependendo da área do país em que são realizadas, baseiam-se na celebração de eventos distintos como habilidades com cavalos, palo ensebado (pau-de-sebo), entre outros.

Entre as festas de carnaval, de antecedentes hispânicos, pode encontrar as mais relevantes em Santiago de Cuba - com importantes influências francesas procedentes do Haiti -, em Havana (ambas acontecem em Julho) e em Camagüey.

Contudo, entre as festividades que não pode perder, estão as festas mais típicas e identificáveis da cultura cubana celebradas em Dezembro, as parrandas e charangas, que partilham traços carnavalescos. As mais populares são em: Remedios na província de Villa Clara; Bejucal em Havana; Sancti Spíritus; e Ciego de Ávila. O mais curioso e apelativo nesta celebração é que bairros distintos competem entre si através da música, construção de carros alegóricos, pirotecnia, entre outros.

Devido ao cruzamento cultural da zona, além das festas de origem africana, também pode encontrar outras de origem haitiana como a Bande-Rará e as fiestas a los Loás (festas aos Loás). Outras famosas celebrações cubanas a nível internacional são as relacionadas com a Santería, unindo assim a religião, música e dança.

O carnaval, além de origem hispânica, é uma representação importante do folclore cubano. Embora os mais destacados sejam os de Havana, Santiago de Cuba e Camagüey, ao longo do ano, existem desfiles que mantêm viva a música, dança e tradições cubanas mais enraizadas.

Além disso, existem datas importantes na história de Cuba relacionadas com feitos como a independência de Cuba a 20 de Maio e libertação a 1 de Janeiro, Dia do Trabalhador a 1 de Maio ou o Dia de Rebelião Nacional de 25 a 27 de Julho. Tudo isto, são factos históricos que recordam os momentos mais importantes para a ilha.

Um dos eventos que os visitantes não podem perder e que tem grande fama internacional (além dos festivais de jazz, boleros e arte) é o Festival Internacional de Ballet, realizado em Havana a cada 2 anos em Outubro. Em funcionamento desde 1960, graças ao trabalho realizado pela Diretora Geral do Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso e Fernando Alonso, trata-se um dos festivais mais prestigiados do mundo em relação a dança e já faz parte da cultura cubana mais íntima.

Que informação é necessária saber antes de viajar para Cuba?

Viagens organizadas:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Oferta para Agências:

Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes.

  • Preços especiais para Agências e Tour Operadores


  • © www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
    Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667