Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Torre de San Juan Evangelista, Bayamo

Visite o interessante conjunto monumental de Bayamo e aprecie a evolução urbanística do bairro de San Juan

Torre de San Juan Evangelista, Bayamo
Torre de San Juan Evangelista
© Granma Travel

No ano de 1798, na Iglesia de San Juan Evangelista (Igreja de São João Evangelista), a Torre de San Juan Evangelista de Bayamo foi a 1ª na América onde os mortos começaram a ser enterrados fora do recinto, concretamente a céu aberto. Com o incêndio de 1869, a igreja foi totalmente reduzida a cinzas, deixando o pórtico com o campanário que se tornou, a partir daí, a entrada da necrópole.

Você está pensando em viajar para Cuba? Veja as nossas Ofertas

Com o passar dos anos, com o crescimento do bairro de San Juan e também do cemitério, os vizinhos começaram a queixar-se do mau cheiro que se estendia a partir deste último. Por esse motivo, o advogado Elpidio Estrada decidiu doar os próprios terrenos que se encontravam no lado esquerdo do rio Bayamo, para serem usados como novo cemitério.

Pouco depois, em 1920, o Governo Municipal de Bayamo decidiu converter o antigo cemitério na Plaza de San Juan (Praça de São João). A partir da construção, que terminou por volta dos anos 30, o parque foi se ampliando e o bairro evoluiu com a criação de novas ruas, como a Calle Martí. Acabou por se instalar de um lado um pequeno parque triangular e no outro a Iglesia de San Juan, convertendo-se no final dos anos 50 num conjunto monumental histórico composto por várias partes.

Uma parte é a Plaza de San Juan com o obelisco em memória ao poeta José Joaquín Palma (1844-1911).

Uma 2ª secção com o pequeno parque que contém uma placa comemorativa do confronto entre Ñico López e seu grupo, frente a uma patrulha do exército de Batista no dia 26 de Julho de 1953.

A 3ª e de grande importância para os bayameses, a torre, que remonta ao século XVIII, caracterizada pelo monumento funerário alojado no interior e localizado no túmulo do Major General Francisco Vicente Aguilera. Esta é a torre que funcionava como pórtico do 1º cemitério a céu aberto na América.

Destaca-se o Retablo de los Héroes (Retábulo dos Heróis) com a estátua de Francisco Vicente Aguilera, monumento erguido em 1957 com uma estrutura em betão armado coberto com granito preto. Nele estão gravados 33 medalhões de importantes heróis que lutaram das guerras de Independência e desenhados nos 2 lados da estátua em bronze dedicada ao Major General do Exército de Libertação Francisco Vicente Aguilera (1821-1877).

Não perca a oportunidade de contemplar 1 dos conjuntos históricos de maior relevância para a cidade de Bayamo.

Mais informação:

Localização:

Interseção da Calle Amado Estévez, José Martí 3 Capotito, Bayamo. Granma - Cuba.

Mapa Interativo:

Viagens organizadas:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Oferta para Agências:

Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes.

  • Preços especiais para Agências e Tour Operadores


  • © www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
    Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667