Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Cienfuegos, Cuba

Conheça Cienfuegos, a pérola do sul de Cuba, desfrute o ambiente marítimo e as paisagens naturais

Cienfuegos, Cuba
Cienfuegos, Cuba
© Eric

A cidade de Cienfuegos preserva um dos centros urbanos mais homogéneos de Cuba em termos de arquitetura, repleta de fachadas clássicas e colunas esbeltas que proporcionam um ambiente que faz lembrar França no século XIX, na qual foi inspirada. De facto, a cidade foi fundada em 1819 por um emigrante francês, Don Luis D´Clouet.

Malecon, Cienfuegos
Malecón, Cienfuegos
© Guillaume Baviere

Cienfuegos é conhecida como a “Pérola do Sul de Cuba” e não é de estranhar, já que esta pequena cidade conseguiu seduzir viajantes de todo o mundo graças à mistura da elegância do espírito francês e o estilo afável das Caraíbas. Junto à baía, pode ler-se uma placa que diz "A cidade que eu mais gosto", citando as palavras que o famoso cantor Benny Moré disse. 

Cienfuegos é uma cidade aberta ao mar, que se encontra estendida em torno da maior baía natural de Cuba. Toda a cidade goza de uma atmosfera marítima invejável, que juntamente com a tranquilidade que se respira nas ruas renovadas, livre de multidões de turistas, foram algumas das chaves para ser declarada Património Mundial pela UNESCO em 2005.

Índice:

Quais são os melhores lugares para ver em Cienfuegos?

Palacio del Gobierno, Cienfuegos
Palacio del Gobierno, Cienfuegos
© Dan Lundberg
Palacio de Valle, Cienfuegos
Palacio de Valle
© Wilder Mendez
El Castillito, Cienfuegos
El Castillito
© Tai Pan of HK

Cienfuegos é uma cidade colorida onde se destacam os tons de verde esmeralda das densas terras e o azul turquesa das águas. A província está cheia de calhetas, cavernas e recifes de coral; mas a “cereja no topo do bolo” encontra-se realmente no interior, nas cascatas de El Nicho, um exuberante enclave natural localizado na Sierra de Escambray, dentro do Parque Natural Topes de Collantes.

Cienfuegos pode ser dividido em duas zonas distintas: a área central, onde está o Prado e o Parque Martí; e Punta Gorda, um pequeno território que corta a baía e abriga vários palácios ecléticos que datam do início do século XX.

Os pontos de interesse maior interesse da região central são: o Parque José Martí, o Paseo del Prado, o Arco do Triunfo, a Catedral de la Purísima Concepción, o Teatro Tomás Terry, o Colégio San Lorenzo, a Casa de la Cultura Benjamín Duarte, o Museu Histórico Provincial, o Palácio do Governo, a Casa do Fundador, o Museu Histórico Naval Nacional, o cemitério da rainha, o Museu de Locomotivas, o calçadão de Cienfuegos, a estátua de Benny Moré, o Museu do Desporto. Enquanto que na área de Punta Gorda se destacam: o Palácio Azul, o Clube Cienfuegos, o Parque das Esculturas, o Palacio de Valle (Palácio do Vale), o Centro Recreativo de La Punta. Um pouco mais longe, fica a necrópole monumental Tomás Acea (necrópole).

Nos arredores da localidade encontra-se a pitoresca Playa Rancho Luna (Praia Rancho Luna), com complexos hoteleiros; a cidade natal de Benny Moré, Santa Isabel de Lajas; o Castillo de Jagua (Castelo), a Laguna Guanaroca, o Jardim Botânico de Cienfuegos, as cascatas de El Nicho, as termas de Ciego Montero, Cayo Loco e Yamaraguas

Quais são os melhores planos para fazer em Cienfuegos?

El Nicho, Cienfuegos
El Nicho, Cienfuegos
© Manuel Marrero

Cienfuegos é uma cidade que oferece muitas atividades para fazer. Devido à proximidade com a cidade de Trinidad, é uma localidade ideal para visitar durante a sua viagem a Cuba.

Sem dúvida, um dos melhores planos é visitar El Nicho, umas das espetaculares cascatas no coração da Sierra de Escambray. Para lá chegar, terá que andar por trilhos e atravessar pontes, mas a recompensa é mais do que satisfatória. Além disso, uma vez lá, pode se refrescar numa das paradisíacas piscinas naturais que lá existem.

Se quiser conhecer em profundidade o espírito cienfueguero, o melhor é realizar um passeio pelo Parque José Martí e descobrir a maravilhosa arquitetura eclética do século XIX que o rodeia, como o Arco do Triunfo, o Palácio do Governo ou a Catedral da Imaculada Conceição.

No caso procure relaxar na praia, a melhor coisa a fazer é aproveitar a Playa Rancho Luna com as suas águas cristalinas. Um pouco mais longe, entre Cienfuegos e Trinidad, irá encontrar a Villa Guajimico, um centro para apaixonados por mergulho.

Outros planos que pode fazer, é seguir os passos do cantor Benny Moré na vizinha Santa Isabel de Lajas. Se gosta de flamingos, não pode perder a reserva de flamingos na Laguna Guanaroca, a norte da cidade.

Qual o melhor data para ir?

Tudo depende dos seus gostos. Se busca desfrutar da praia e mergulhar, a melhor época é de Janeiro a Abril; mas se gosta de música e dança, irá preferir entre Agosto e Setembro, pois é quando que se celebram o Festival Benny Moré e o Carnaval Cienfuegos. Qualquer que seja a data que escolher, vamos ajudá-lo a preparar a sua viagem organizada a Cuba.

Quais são as melhores excursões para fazer a partir de Cienfuegos?

Se é apaixonado por animais, a sua excursão perfeita é Cienfuegos - Guanaroca - Delfinario. A primeira paragem é numa das reservas naturais mais espetaculares, devido à quantidade de aves aquáticas que encontram refúgio por ali. Então, no Delfinário, pode admirar um espetáculo com estes fantásticos animais.

A excursão para si, amante da natureza, é em jipe safari El Nicho, onde irá conhecer e banhar-se nestas espetaculares cascatas e piscinas. Depois, pode decidir se deseja continuar a sua viagem em Trinidad ou voltar a Cienfuegos.

Se não vai passar muito tempo na cidade, a excursão de um dia com bicicleta elétrica em Cienfuegos é a ideal. Desta forma, irá conhecer todos os cantos da cidade, acompanhado por um guia local especializado.

Qual é a melhor maneira de lá chegar?

Cienfuegos localiza-se no coração de Cuba, é uma cidade perfeita para fazer uma paragem quando viajar de Havana para os cayos como Cayo Santa María, Cayo Coco ou Cayo Guillermo. Parando também para conhecer as fantásticas cascatas de El Nicho. Além disso, muito perto está Trinidad, conhecida como cidade-museu e um dos lugares com maior espírito cubano da ilha.

A melhor maneira de chegar à cidade é pelo Circuito Sul, saindo de Havana, já que a melhor opção é voar para o Aeroporto José Martí e começar a sua viagem a partir daí.

Onde alojar-me em Cienfuegos?

Cienfuegos é ideal para visitar durante a sua viagem. Se quiser passar uma noite na cidade, a melhor opção é ficar em casas particulares. Dessa forma, poderá conhecer o autêntico caráter e hospitalidade cubanos.

Caso prefira um hotel, apresentamos aqui algumas opções. O Hotel Meliá San Carlos, de 5 estrelas, localizado em pleno centro da cidade. O Hotel Jagua, localizado no extremo de Punta Gorda, com as maravilhosas vistas para a baía e Sierra de Escambray. Por último, o Hotel La Unión, localizado num edifício do século XIX, no centro histórico de Cienfuegos.

Mapa Interativo:

Viagens organizadas:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Oferta para Agências:

Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes.

  • Preços especiais para Agências e Tour Operadores


  • © www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
    Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667