Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Santiago de Cuba, Cuba

Descubra a importante cidade histórica de Santiago de Cuba e visite os seus lugares mais lendários

Santiago de Cuba, Cuba
Santiago de Cuba
© Rafael Ferro

Santiago de Cuba é a 2ª cidade mais importante do país das Caraíbas, encontra-se no sul da ilha e testemunhou ao longo da história importantes acontecimentos desde a época da colonização espanhola.

Você está pensando em viajar para Cuba? Veja as nossas Ofertas

Calles de Santiago de Cuba
Ruas de Santiago de Cuba
© Steve Daniel
Mausoleo José Martí
Mausoleo José Martí
© Manfred Lentz
Aduana
Alfândega 
© Eric Alarie

Fundada em 1515 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez, a cidade mantém uma multiplicidade de lugares que recordam a época que mudou o rumo histórico da ilha e muitos outros posteriores cuja importância se reflete na marca deixada na arquitetura, arte e tradição dos Santiagueros.

Nesta maravilhosa cidade poderá visitar o Museo de Ambiente Histórico Cubano (Museu do Ambiente Histórico Cubano), localizado junto ao Parque Céspedes e muito perto da Catedral de Nuestra Señora de la Asunción (Catedral de Nossa Senhora da Assunção), Balcón de Velázquez (Varanda de Velázquez) e Casa Diego Velázquez para conhecer mais aproximadamente a época colonial.

Além disso, a cidade tem uma localização privilegiada situada na Bahía de Santiago de Cuba (Baía de Santiago de Cuba) que permitiu que fosse durante uns tempos a 1ª capital do país. Através dela, os primeiros escravos negros chegaram a Cuba e com eles as tradições que ainda se preservam, que se tentam manter em locais como a Casa del Caribe (Casa das Caraíbas) e a Casa de las Religiones Populares (Casa das Religiões Populares).

Junto com a baía, a tranquilidade da zona oferece muitas oportunidades para desfrutar de paisagens maravilhosas enquanto se realizam atividades relacionadas com ecoturismo e montanha. Desta forma, poderá contemplar a incrível paisagem do Mar das Caraíbas a partir do Pico Turquino, as vistas verdes que se podem ver na Gran Piedra ou as belas imagens panorâmicas da bahía de Santiago de Cuba do Cayo Granma ou do Castillo de San Pedro de la Roca (Castelo de São Pedro de Roca), declarado Património da Humanidade pela UNESCO a 1997.

Durante séculos, a cidade testemunhou as diversas lutas pela independência do país, bem como a Revolução que protagonizou os tempos difíceis da 2ª metade do século XX. Conhecida como “Ciudad Héroe de Cuba” ("Cidade dos Heróis de Cuba"), possui emocionantes lugares que homenageiam todos aqueles que lutaram nos conflitos decisivos. Desta forma, pode visitar o Cementerio de Santa Ifigenia (Cemitério de Santa Ifigénia) onde muitos heróis santiagueros estão enterrados junto a monumentos que recordam os seu feitos.

Além disso, a cidade honra a grande tradição de dedicar praças e parques a importantes personalidades da história cubana. Por esta razão, uma série de belos espaços abertos, como o Parque Céspedes, o Parque Histórico de San Juan y Árbol de la Paz (Parque Histórico de São João e a Árvore da Paz) ou o Parque Histórico de Abel Santamaría. São lugares perfeitos para apanhar ar e deixar-se levar pela atmosfera da cidade uma vez que são observados os monumentos mais importantes.

Santiago de Cuba é uma cidade incrível formada por impressionantes paisagens, edifícios históricos interessantes, coloridas ruas cheias de vida que transbordam cultura e tradição, memórias de outra época que vêm ao virar de cada esquina e gente amável cujas raízes estão espalhadas pelo mundo inteiro.

A religião também tem um lugar importante na cultura da ilha, sendo por esse motivo que muitos dos edifícios mais interessantes estão relacionados com a mesma. Na sua estadia em Santiago de Cuba, não pode perder as várias igrejas e que constituem um património histórico e arquitetónico para as gerações futuras. Entre as mais relevantes, pode visitar a Catedral de Nuestra Señora de la Asunción (Catedral de Nossa Senhora da Assunção), a Iglesia de Nuestra Señora de los Dolores (Igreja de Nossa Senhora dos Dolores) e a Iglesia de San Francisco (Igreja de São Francisco).

A Revolução cubana foi um momento histórico de grande importância para toda a ilha, mas foi vivida com uma intensidade especial nessa zona. Esta cidade foi o lugar escolhido para a revolta de 1953 que ocorreu numa ação conjunta em 3 fases liderada por Fidel Castro, Abel Santamaría e Raúl Castro, onde se atacou o Cuartel Moncada (Quartel Moncada), o Hospital Civil e o Palacio de Justicia (Palácio da Justiça). Embora esta ação não tenha tido êxito, foi o começo do processo que levou à queda do regime de Batista e que culminou após 2 anos e meio de luta de guerrilhas, desde 1956 no Desembarco del Granma (Desembarque do Granma) até Janeiro de 1959 quando a Revolução derrotou o regime.

Se lhe interessa esta parte da história de Cuba, existem muitos sítios que recordam e mostram este importante momento cubano. Desde o Museo de la Lucha Clandestina (Museu da Luta Clandestina), Plaza de la Revolución (Praça da Revolução) ou da Casa Museo de Frank y Josué País (Casa Museu de Frank e Josué País), à Granjita Siboney (Quintinha Siboney) nas redondezas de Santiago de Cuba, e ao Presidio Modelo (Presídio Modelo) localizado na Isla de la Juventud (Ilha da Juventude); são apenas alguns dos locais onde os acontecimentos relacionados com a luta são explicados através da exposição de lugares e objetos usados nos tempos da rebeldia.

Nos arredores de Santiago também encontrará inúmeros sítios onde realizar todo tipo de atividades como caminhada, montanhismo, campismo e muitas mais que podem ser feitas rodeado pela arrepiante beleza que a natureza deu aos vários parques nacionais que protegem a zona. Vale a pena o esforço para visitar o Parque Nacional de Turquino ou a Gran Piedra (Grande Pedra) e desfrutar das maravilhosas paisagens que o Parque Nacional Baconao nos oferece.

Também pode encontrar um paraíso tropical em qualquer uma das praias que banham o Mar das Caraíbas que se encontram ao longo de todo o litoral. Não perca a Playa Baconao (Praia Baconao), a Playa Cazonal (Praia Cazonal) ou o Centro Internacional de Buceo Carisol-Los Corales (Centro Internacional de Mergulho Carisol-Los Corales) para todas as atividades aquáticas que lhe agradam, como o mergulho, ou apenas para simplesmente relaxar e desfrutar da areia branca e água cristalina das Caraíbas.

Na província, também descobrirá localidades encantadoras perto da cidade como El Cobre, El Oasis, Chivirico, entre uma longa lista de interessantes povoações. Viva a vibrante noite cubana nas ruas de Santiago de Cuba, em locais míticos como a Calle Heredia (Rua Heredia) ou a Casa de la Trova (Casa da Trova), onde a música não pára de soar a noite inteira.

 

 

 

Mapa Interativo:

Viagens organizadas:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Ofertas de vôos:

Compare ofertas de voos e reserva para poupar dinheiro.

Buscar más vuelos Pesquisar mais vôos



© www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667