Cuba

Turismo em Cuba

Organização de agências cubanas

Cuba
37 Agências Colaboradoras
mais de 25.000 Pessoas já viajaram
9,8 / 10 Avaliação de nossos clientes
Promoções de viagem:
Informações turísticas:
Informações basicas:
Outros:
Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Havana, Cuba

Visite Havana, capital de Cuba e descubra uma cidade fantástica cheia de alegria, cultura, música e cor

La Habana, Cuba
La Habana, Cuba
© Pedro Szekely

La Habana (Havana), a capital de Cuba, é uma cidade cheia de paradoxos e contradições, cujas principais atrações são a beleza de seu centro histórico, sua arquitetura excepcional, a iconografia revolucionária e cubana (de El Malecón à Plaza de la Revolución, passando por La Giraldilla) e sua ampla oferta cultural fazem da cidade de Havana um dos melhores destinos para se visitar na América Latina.

Catedral de La Habana
Catedral de La Habana
© Danie García Bañuelos

A história de Havana é verdadeiramente fascinante, e nela você encontrará interessantes museus, impressionantes projetos de restauração e um magnífico património artístico e cultural. Pinturas, murais, novelas, poesias, puntos cubanos, rumbas. A maravilhosa sensação das ruas divertidas de Havana e os coloridos murais, vão deliciar seus sentidos e poderás descobrir em cada esquina tudo o que esta maravilhosa cidade pode lhe oferecer da música de rua até o cabaré.

Um dos atrativos de Havana é ver como se desenrola a vida cotidiana na cidade: a felicidade das crianças, crianças jogando beisebol na rua, trovadores itinerantes, um casal de jovens mantendo um Plymouth 1955 no meio da rua. … e aquela forma peculiar com que os habitantes de Havana projetam, criam, debatem, vivem e, acima de tudo, aproveitam a vida. Conheça as suas histórias e a paixão que os move enquanto desfruta de uma divertida partida de dominó e do ambiente de tranquilidade e calma que respira.

A variedade e a cor não se mostram apenas através da arte e da cultura, já que o parque automobilístico da cidade é um dos mais impressionantes do mundo, centenas de carros clássicos de diferentes épocas e estilos fazem da frota uma das mais icônicas em todo o mundo. Poder dar um passeio em um desses veículos espetaculares transformará sua viagem em um verdadeiro luxo de outra época.

A capital de Cuba se maravilha com sua agitada vida noturna e a cultura musical que brota em todos os boulevards da cidade. A vida em Havana é espetacular, nela todos os estilos musicais são representados e vividos com grande frenesi. A cidade oferece uma grande variedade de shows ao vivo e recitais improvisados, em muitas ruas e praças encontrarás grandes artistas locais.

Índice da página:

O que ver em Havana?

Catedral de La Habana
Catedral de La Habana
© Danie García Bañuelos

Para conhecer o mínimo de Havana precisarás de pelo menos três dias; Embora seja aconselhável visitá-la por pelo menos uma semana. As áreas onde se concentra a maior parte dos locais de interesse são: La Habana Vieja (Centro histórico da cidade), Centro Habana e Vedado.

Os diferentes bairros em que está dividida Havana possuem qualidades únicas e irrepetíveis que os tornam lugares maravilhosos e, acima de tudo, locais que não podes perder em sua viagem a Havana, Cuba.

Habana Vieja, localizada na zona leste da cidade, de frente para a baía, é a sugestiva obra-prima da cidade, ela se encontra onde a vila foi fundada inicialmente. Centro Habana, é um bairro situado na zona norte e centro da cidade que oferece um olhar revelador sobre Cuba e abriga um grande número de locais emblemáticos; enquanto o Vedado, oficialmente conhecido como Plaza de la Revolución, é a área mais esplêndida, já que é o antigo feudo da máfia, está repleta de hotéis e restaurantes e possui uma animada vida noturna. Este é o núcleo comercial e residencial de Havana.

É impossível conceber uma viagem a Havana sem visitar Habana Vieja, desfrutar de suas quatro praças principais, nascidas na época colonial, conhecer seus interessantes museus e conhecer sua história. O centro histórico ocupa 4 quilómetros quadrados repletos de história e tradição em cada esquina, onde encontrarás inúmeros monumentos e museus de diferentes temas.

Plaza Vieja, La Habana
Plaza Vieja, La Habana
©Andrea Nittoli
Castillo de la Real Fuerza, La Habana Vieja
Castillo de la Real Fuerza, La Habana
©Visitar Cuba

La Habana Vieja é uma das áreas mais tranquilas e seguras de toda a América Latina, foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. A melhor opção para conhecê-la é passear por suas ruas, se perder em seus becos e improvisar os roteiros que marcam seus sentidos, passar um tempo em qualquer lugar deste bairro emblemático tornará sua viagem uma experiência fascinante. Seus lugares incluem o Museo de la Ciudad Museo de la Ciudad (Museu da Cidade), o Museo de Arte Colonial (Museu de Arte Colonial), a Plaza de Armas (Praça de Armas), a Catedral de San Cristóbal de La Habana, o Monasterio de San Francisco de Asís (mosteiro) ou o Castillo de la Real Fuerza (castelo).

Por outro lado, é uma excelente ideia ir ao porto de La Habana Vieja em frente à baía, pegar uma balsa até o Parque Histórico Militar de Morro Cabaña e visitar o Castillo de los Tres Santos Reyes del Morro e a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña. Esses antigos edifícios coloniais, foram o núcleo defensivo da cidade de Havana contra os piratas e as tropas inimigas. Lá encontrarás uma vista panorámica incrível da cidade que tanto viajantes quanto locais se apaixonam.

O bairro do Vedado, na Plaza de la Revolución, é um daqueles lugares que não só relembram outra época, mas também outro mundo, já que suas ruas e prédios parecem ter saído de grandes cidades dos Estados Unidos, como Nova York ou Miami. Rompendo com a tradição colonial de Havana, Vedado assemelha-se a uma pequena cidade grande, sendo um núcleo comercial, residencial e cultural, abriga alguns arranha-céus e grandes edifícios. A principal característica que torna este bairro imprescindível em sua viagem é sua diferenciação cultural, social, política, econômica e artística.

Capitolio Nacional de Cuba, La Habana
Capitólio Nacional de Havana
© Visitar Cuba

O Centro Habana é um dos locais mais bonitos e alegres da capital cubana, onde se encontram alguns dos edifícios mais interessantes e emblemáticos do país, como o Capitólio Nacional de Cuba. Além disso, possui também algumas avenidas e edifícios antigos que testemunham a sua época colonial, o Museo de Bellas Artes (Museu de Belas Artes) e o Paseo de Martí (Avenida no centro da cidade), dedicado ao herói nacional. Além disso, se quiseres descansar e fugir da agitação da cidade, este bairro possui inúmeros parques, cheios de monumentos, fontes e vegetação. Por último, não podes deixar para trás o Centro Habana, sem visitar o famoso Malecón de La Habana, um dos os pontos de referência da cidade, enquanto caminhas em frente ao mar e desfrutas da agradável e fresca brisa do mar.

Se o tempo permitir, nos arredores da cidade encontrarás inúmeras vilas e aldeias pitorescas com vida e sentimento próprios. Os locais mais interessantes são: Miramar, onde se destaca o Acuario Nacional (Aquário Nacional); MarianaoCubanacán, no município de Playa; Santiago de Compostela de Las Vegas, no município de Boyeros; os municípios de Regla Guanabacoa; Cojímar, Casablanca, com a gigantesca estátua do Cristo de Havana; o Museu Hemingway, em San Francisco de Paula; a área do Parque Lenin, com o Parque Zoológico Nacional e o Jardim Botánico Nacional; e Playas del Este, onde se encontram algumas das melhores praias de Havana e Santa María del Rosario.

O que fazer em Havana?

Havana vai ganhar um lugar no seu coração, com inúmeras facetas e possibilidades que tem a oferecer. Passeie por suas alegres e coloridas ruas, da Habana Vieja ao Vedado, perca-se entre os séculos de história colonial e contemporânea que ela oferece, conheça os antigos conterrâneos que alegram cada canto da cidade com seus contos, histórias e puntos cubanos.

Deixe-se cativar pela música e pelo som, participando de uma das magníficas aulas de dança que oferecem os melhores ritmos caribenhos, ou simplesmente desfrutar da música caribenha ao vivo enquanto toma um saboroso mojito. Poderás desfrutá-los em duas experiências impressionantes: O Cabaret Tropicana, aproveitando uma fantástica excursão com show incluso, que em diferentes locais oferece magníficos shows e jantares; e o Cabaret Parisien com mais de cinquenta anos de história, oferece espetáculos repletos de luz e cor com um fundo multicultural.

Outro plano fantástico é descobrir a tradição artística da cidade de Havana conhecendo o mosaico arquitetônico art déco, neoclássico e barroco colonial da cidade. A Fábrica de Arte Cubana, sem dúvida, reúne importantes mostras de arte contemporânea de grandes autores cubanos, encontrando suas raízes e contraponto no Museo de Bellas Artes (Museu de Belas Artes). O enorme poder museológico de Havana não se restringe às artes, já que abrange diferentes áreas. Encontrará bons exemplos como o Museo de la Revolución (Museu da Revolução), o Museo del Ron (Museu do Rum) e o Museo del Tabaco (Museu do Tabaco), ou o icónico Museo de la Farmacia Habanera (Museu da Farmácia Habanera) e o Museo del Automóvil (Museu do Automóvel).

Malecón de La Habana
Malecón de La Habana, Vedado.

Contemple as espetaculares vistas panorámicas que oferece o Malecón, principalmente ao entardecer, e depois desfrute da Ceremonia del Cañonazo (Cerimônia de Balas de Canhão) que mantém viva a tradição de içar as correntes de proteção do porto, todos os dias às 21h. Mas se preferir vivê-la de perto, poderás assisti-la na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña. Conheça a Plaza de la Revolución com o Memorial José Martí, e a Universidade de Havana na zona do Vedado. Descubra a beleza incomum da Necrópolis de Cristóbal Colón (Necrópole de Cristóvão Colombo) ou os edifícios majestosos que podes encontrar no Centro Habana, como o imponente Capitólio Nacional de Cuba e descubra os belos carros clássicos que percorrem a cidade diariamente, autênticas peças de museu que você pode ver, fotografar e até mesmo dirigir.

Viajar com crianças é uma experiência fantástica graças à tranquilidade e segurança que rodeia a cidade. Os museus da cidade são opções interessantes para se divertir e aprender, já que a maioria deles possui seções e experiências dedicadas aos pequenos. Além disso, há opções fabulosas como visitar o Planetário de La Habana, em La Habana Vieja ou o Parque Zoológico Nacional, localizado bem próximo ao maravilhoso Parque Lenin. Você pode reservar uma excursão com um guia especializado para ver o Zoológico Nacional, bem como visitar o Centro Ecuestre de La Habana (Centro Equestre de Havana). No bairro de Miramar, ao longo da famosa Quinta Avenida, encontrarás dois lugares fascinantes para passar um dia maravilhoso e alegre, primeiro o Acuario Nacional (Aquário Nacional) e segundo o Parque de diversões Isla del Coco, anteriormente conhecido como Coney Island.

Por fim, também existem opções interessantes para os amantes das atividades esportivas. Marabana, é a maratona de Havana, acontece em novembro, e as inscrições estão abertas ao público em geral. Além disso, em fevereiro, o Triatlón de La Habana (Triatlo de Havana) é realizado com diferentes categorias, de atletas de elite a iniciantes. A Marina Hemingway hospeda o Torneo Internacional de la Pesca de Aguja Ernest Hemingway (Torneio Internacional de Pesca de Agulha Ernest Hemingway) e organiza excursões dedicadas à pesca esportiva e mergulho.

Quais são as melhores excursões nas proximidades de Havana?

Desde Havana você pode fazer diferentes excursões que farão de sua viagem uma experiência inesquecível. Uma das melhores opções é fazer uma excursão a Cayo Largo, um dos maiores atrativos de Cuba, onde você encontrará algumas das praias mais paradisíacas do Caribe e poderá contemplar golfinhos, estrelas do mar e tartarugas marinhas em seu habitat natural. A excursão conta com voos de ida e volta, passeio de catamarã e diversas atividades aquáticas.

O Nature Tour Jibacoa oferece uma emocionante aventura de jipe entre Havana e Matanzas, onde poderás descobrir a fauna e a flora da região, com vistas panorâmicas do Vale Yumurí e acabar mergulhando com snorkel na área virgem de Punta de Maya.

De Havana se chega a Varadero com o Nature Tour Varadero, um passeio de jipe visitando lugares como a Puente de Bacunayagua (Ponte Bacunayagua), considerada a mais alta de Cuba. Inclui também um city tour por Matanzas, navegação no rio Canímar e visita às praias de Varadero.

Visitar Viñales em excursão é outra ideia fantástica para conhecer o oeste de Cuba. Nesta zona poderá desfrutar da natureza e conhecer o Valle de Viñales, saltado por inúmeros mogotes, declarado Paisagem Cultural Protegida pela UNESCO e Monumento Natural Nacional, contemplar o Mural de la Prehistoria (Mural da Pré-história) e aventurar-se a visitar a Cueva del Indio num passeio em barco. Além disso, você poderá desfrutar de produtos tão importantes para a história de Cuba como o rum e o tabaco, visitando diferentes fábricas e aprendendo sobre sua história e fabricação.

O Caribbean Day é um passeio de jipe com uma visita ao Parque Guamá localizado na Ciénaga de Zapata declarada Reserva Mundial da Biosfera e uma visita à maior fazenda de crocodilos de Cuba, onde você poderá ver magníficos exemplares desta espécie. Além disso, inclui um divertido passeio de barco pela Laguna del Tesoro (Lagoa do Tesouro) para se reabastecer com um delicioso almoço em Caleta Buena, onde poderá desfrutar do mergulho livre.

Descobrir a história de Cuba seria impossível sem saber a importância que o tabaco teve em sua história. A Ruta del Tabaco (Rota do Fumo) é uma excursão com origem em Havana e destino em Pinar del Río. A excursão inclui um guia especializado que lhe ensinará tudo sobre a origem, plantio, cultivo e colheita do fumo. Além disso, você poderá desfrutar de um dia de relaxamento e troca de ideias com os produtores locais, para conhecer sua tradição e forma de trabalhar com o tabaco.

Com a Ruta Hemingway (Rota de Hemingway), poderás conhecer os lugares onde viveu em Cuba o famoso escritor e ganhador do Prêmio Nobel Ernest Hemingway. A excursão inclui guia especializado e passeio de bicicleta elétrica. Durante este passeio, você visitará lugares emblemáticos como o Hotel Ambos Mundos, a Finca Vigía ou Cojímar, uma bela vila de pescadores. A excursão também inclui um delicioso coquetel no restaurante La Terraza de Cojímar e uma degustação de linguiças alemãs no Jardim da Bavaria e de volta ao centro histórico da cidade, poderás desfrutar do mojito que deslumbrou o escritor em La Bodeguita del Medio.

Passeio pela Havana
Passeio pela Havana
© Pedro Szekely

Se tens pouco tempo para descobrir Havana, seus primeiros passos podem ser dados em um city tour a pé, para conhecer Havana em 48 horas. Começarás visitando La Habana Vieja, o centro histórico da cidade, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Percorrer as suas ruas a pé, para apreciar os seus emblemáticos monumentos, fortalezas, património cultural e artístico, etc. Posteriormente, visitarás o Capitólio Nacional de Cuba no bairro Centro Habana, bem como seus edifícios mais emblemáticos e, finalmente, o bairro do Vedado e a Universidade de Havana. Terminado este passeio pela cidade, terás tempo suficiente para visitar áreas emblemáticas como a baía e suas fortalezas, onde se realiza a Ceremonia del Cañonazo (Cerimónia de Balas de Canhão) todos os dias às 21h00. Outra parada obrigatória é o Malecón, onde poderás desfrutar de um ambiente maravilhoso acariciado pela deliciosa brisa do mar, um lugar ideal para desfrutar do pôr do sol. Uma opção fantástica é fazer um passeio num carro antigo para descobrir os bairros que circundam o centro histórico e terminar por conhecer os locais mais icónicos e emblemáticos da capital.

Quando visitar Havana?

Entre os meses de junho e outubro, Havana, como em toda Cuba, pode ser sufocante, portanto, a melhor opção é visitar a cidade nos meses mais frios. Entre os meses de novembro e abril são as melhores datas para viajar a Havana. Além de ser mais fresco, também será a estação seca, evitando assim a estação dos furacões.

Por outro lado, fevereiro é uma das melhores épocas para visitar Havana, já que é quando se realizam o Festival Internacional de Jazz e o Triatlo de Havana, enquanto em outubro é celebrado o Festival Internacional de Ballet. Durante o mês de novembro, acontece a Marabana (a maratona de Havana). Por fim, o mês mais movimentado e animado é dezembro, pois é quando acontece o Festival do Novo Cinema Latino-Americano e com o início do ano, nos dias 1 e 2 de janeiro, o Triunfo da Revolução Cubana e o Dia Vitória.

Onde ficar em Havana?

Uma das opções de acomodação mais marcantes e autênticas é reservar sua estadia em uma casa particular. Estes estabelecimentos com rigorosos controles de qualidade oferecem aos visitantes uma estada em uma casa cubana, com convivência direta com o povo havanês, calorosa, aberta e hospitaleira, o que permite conhecer de perto os mais genuínos costumes e cultura. Se, por outro lado, o que preferes é desfrutar do conforto e da intimidade de um quarto de hotel, existem muitas opções que se adaptam às suas necessidades e orçamento.

La Habana Vieja é o centro histórico da cidade, um lugar fantástico para ficar e aprender sobre a mais pura tradição de Havana. É uma zona muito segura e tranquila, rodeada de locais pitorescos como monumentos, museus, igrejas, etc. Hospedando-se aqui, poderás desfrutar da magnífica herança colonial que faz de Havana uma cidade-museu.

Gran Hotel Manzana Kempinski
Gran Hotel Manzana Kempinski
© Kempinski Hotels

Lugares fantásticos para ficar nesta área são: o Gran Hotel Manzana Kempinski, um luxuoso hotel construído no século XIX, com as melhores comodidades e incríveis vistas panorâmicas da cidade. Aqui também encontra o Iberostar Parque Central, instalado num edifício colonial com piscina exterior, vários restaurantes e bares. Perto está o Hotel Inglaterra, que é o hotel mais antigo de Cuba e um dos mais famosos de Havana. De frente para a baía voltada para o mar, está o Hotel Santa Isabel, com luxuosa decoração colonial que oferece alguns dos melhores serviços da cidade. O Hotel Plaza tem uma localização ideal, rodeado por fantásticos monumentos e pontos de interesse. O Hotel Mercure Sevilla Havane, localizado na rua Trocadero, é um hotel histórico, famoso por ter aparecido no romance Nosso Homem em Havana. O Hotel Ambos Mundos, o favorito de Hemingway, com seu estilo eclético é um dos mais icônicos de La Habana Vieja. O Iberostar Grand Packard é um hotel luxuoso e inovador que oferece alguns dos melhores serviços e qualidades.

Se preferir ficar no bairro Centro Habana, cheio de cor e alegria, com alguns dos edifícios mais importantes e emblemáticos da cidade, bem como inúmeros parques e zonas verdes, encontrará hotéis mais baratos mas com capacidade para o surpreender pelo conforto e tranqüilidade. O Hotel Telegrafo é um bom hotel localizado em um edifício artístico que combina cores e pinturas de parede com interiores de pedra. Tem um restaurante fantástico e várias galerias. O Hotel SO Paseo del Prado, está localizado perto do Malecón, com vistas impressionantes sobre o mar que oferecem vistas infinitas de sua piscina. O Hotel Terral é um pequeno hotel urbano vanguardista decorado por artistas cubanos e com decoração naturalista. O Hotel Deauville, localizado próximo ao Malecón, oferece serviços de restaurante e bar, além de uma piscina ao ar livre com excelentes vistas da cidade.

Meliá Cohiba
Meliá Cohiba
© Meliá

No bairro do Vedado podes desfrutar de um ambiente único repleto de cultura e lazer. É o centro político e administrativo de Cuba, bem como o maior bairro residencial e comercial da cidade. Com arquitetura e prédios no mais puro estilo norte-americano, Vedado se assemelha a uma grande cidade em pequena escala. Aqui encontrarás o Hotel Nacional de Cuba, declarado Monumento Nacional pela sua elegância e história, oferece luxo e serviços de primeira qualidade. O Hotel Tryp Habana Libre, um dos maiores hotéis de Cuba, foi projetado pelo grupo Hilton na década de 1950 e possui piscina ao ar livre, restaurante e bares. O Hotel NH Capri La Habana, um hotel que conta com todos os serviços e comodidades que precisas em sua viagem. O Hotel Vedado, um hotel tranquilo muito perto do calçadão ou o Hotel Colina, um hotel agradável com uma ótima localização. O Hotel Meliá Habana é um luxuoso edifício à beira-mar com uma deliciosa proposta culinária. Por último, o Hotel Meliá Cohiba, um incrível arranha-céu aos pés do Malecón que oferece espetaculares vistas do mar e da cidade, com os serviços e comodidades de uma grande rede.

O que é certo é que a vila Havana tem ótimas acomodações para lhe oferecer com uma variada gama de preços e serviços que certamente irá desfrutar.

Como chegar a Havana?

Para chegar de outro país a Havana, a melhor opção é pegar um vôo com destino ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, que fica a apenas vinte quilômetros do centro da cidade. Uma vez aqui, é aconselhável pegar um táxi para levá-lo até sua acomodação.

Também é possível chegar ao Porto de Havana no Terminal de Cruzeiros Sierra Maestra, se viajas em um cruzeiro pelo Caribe, costuma fazer escalas de 48 horas, o que lhe dará tempo suficiente para visitar os pontos mais interessantes da cidade.

Por fim, se já estás em Cuba e desejas conhecer a cidade, existem várias opções, desde voos domésticos a ônibus, passando por excursões programadas de ida e volta.

Mapa Interativo:

O que ver em Havana:

La Habana Vieja

O que somos?

O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:

Oferta para Agências:

Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes



© www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
Todas as nossas agências estão devidamente inscritas no Registro Nacional de Agências de Viagens da Câmara de Comércio da República de Cuba