Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Havana, Cuba

Descubra como é e o que visitar em Havana, bem como os numerosos recantos secretos da capital de Cuba

Capitolio Nacional de Cuba, La Habana
Capitólio Nacional de Havana©P.Marshall

La Habana (Havana), capital de Cuba, é uma cidade repleta de paradoxos e contradições cujas principais atrações são a beleza do centro histórico, a excecional arquitetura, iconografia revolucionária e cubana - do Malecón à Plaza de la Revolución, passando pela Giraldilla -, bem como a ampla oferta cultural.

Você está pensando em viajar para Cuba? Veja as nossas Ofertas

Malecón de La Habana
Malecón de Havana, Vedado.
Plaza Vijea, La Habana
Plaza Vieja, Havana.©Tai Pan
Castillo de la Real Fuerza, La Habana Vieja
Castillo de la Real Fuerza, Havana
©XimoPons

A história de Havana é realmente fascinante, aqui irá encontrar museus de interesse, projetos de restauro impressionantes e uma magnífica cultura musical que vai desde a música de rua ao cabaret.

Um dos aspetos atrativos de Havana é a observação do desenrolar da vida quotidiana da cidade: crianças a jogar Basebol na rua, trovadores ambulantes, senhores a conduzir Plymouth de 1955, entre outros. A diferença dos habitantes de Havana para com os habitantes de outras partes do mundo não é apenas a sobrevivência mas também o facto de projetarem, criarem, debaterem e vivem com uma incrível paixão.

Outra das grandes atrações da capital de Cuba é a animada vida noturna e cultura musical. A vida em Havana é um autêntico Cabaret, pois todos os estilos musicais estão representados na cidade. A cidade tem uma ampla variedade de concertos ao vivo e recitais improvisados.

Para conhecer minimamente Havana precisa de pelo menos 3 dias, embora seja aconselhável uma estadia de uma semana. As zonas onde se encontram a maior parte dos lugares de interesse são: Habana Vieja, Parque Histórico Militar de Morro Cabaña, Centro de Havana e Vedado.

Habana Vieja é a obra-prima mais sugestiva da cidade e o Centro de Havana, situado a oeste, oferece uma vista reveladora sobre Cuba. Enquanto que Vedado é a zona mais esplêndida pois está relacionada com o antigo feudo da máfia, repleta de hotéis, restaurantes e uma animada vida noturna.

Nos 2 primeiros dias é imprescindível visitar Habana Vieja com as 4 principais praças coloniais, museus mais interessantes e outros locais de visita obrigatória, tais como: Museo de la Ciudad (Museu da Cidade); Museo de Arte Colonial; Museo del Ron (Museu do Rum); Plaza de Armas (Praça de Armas); Catedral de San Cristóbal (Catedral de São Cristóvão) de Havana; Edifício Bacardí, Monasterio de San Francisco de Asís (Mosteiro de São Francisco de Assis) ou o Castillo de la Real Fuerza (Castelo da Real Força).

O centro histórico de Havana ocupa 4 km² cheios de história por todos os cantos, onde irá encontrar uma infinidade de monumentos e museus de diversos temas. Por isso é conveniente estabelecer um bom itinerário, caso contrário será impossível ver tudo e é provável que perca alguns dos locais mais emblemáticos. Uma boa idéia é começar por visitar o Museo de la Maqueta de Habana Vieja (Museu da Maquete de Habana Vieja), pois apresenta uma boa visão de como é o centro histórico.

Durante o 3º ou 4º dia, dependendo do tempo que tenha dedicado à visita do centro de Habana Vieja, é uma excelente ideia ir até ao porto de Havana Vieja, próximo da Plaza de San Francisco de Asís, para ir num Ferry até ao Parque Histórico Militar de Morro Cabaña e visitar as 2 majestosas fortalezas: o Castillo de los Tres Santos Reyes del Morro e a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña.

Nos dias seguintes é recomendável visitar Vedado, o Centro de Habana e fazer algumas paragens essenciais tais como: beber um Mojito na esplanada do Hotel Nacional; visitar a Universidade de Havana e a Plaza de la Revolución (Praça da Revolução) para observar o Mural do Che e o Memorial a José Martí; entrar no Capitólio Nacional de Cuba, Museo de la Revolución (Museu da Revolução), Museo Nacional de Bellas Artes (Museu Nacional de Belas Artes) e Castillo de San Salvador de La Punta (Castelo de São Salvador de La Punta); ver como a vida decorre de forma um pouco diferente no Barrio Chino (Bairro Chinês); e pode desfrutar de uma extraordinária vida noturna nos clubes de jazz, bares e cabarés da zona.

Se tiver tempo, nas imediações de Havana encontrará inúmeras cidades e aldeias pitorescas onde a vida se vê de forma diferente. Os sítios mais interessantes nos arredores da cidade são: os bairros de Miramar, onde se destaca o Acuario de Miramar; Marianao e Cubanacán, no município de Playa; a localidade de Santiago de Compostela de Las Vegas, no município de Boyeros; os municípios de Regla e Guanabacoa; as localidades de Cojímar, Casablanca, com a gigantesca Estátua do Cristo de Havana; Santa María do Rosario; o Museo Hemingway, em San Francisco de Paula; a zona do Parque Lenin, com o Parque Zoológico Nacional e o Jardim Botânico Nacional; e as Praias do Este, onde se encontram algumas das melhores praias de Havana.

Fevereiro é uma das melhores épocas para visitar Havana, pois é quando se celebra o Festival Internacional de Jazz. Durante o verão o calor em Havana pode se tornar sufocante sendo recomendável viajar em Outubro, visto ser um mês mais tranquilo e oferecer muitas coisas de ocupação dos tempos livres como por exemplo assistir ao Festival de Ballet. O mês mais concorrido e animado é Dezembro, quando decorre o Festival do Novo Cinema Latinoamericano.

O que fazer em Havana?

Em Havana não existem locais aborrecidos, pois conta com uma grande variedade de propostas para ocupar o tempo livre, algumas das quais imprescindíveis nesta viagem. Entre elas recomendamos:

  1. Passeie pelo mosaico arquitetónico Art Déco, neoclássico e barroco colonial da cidade.
  2. Deixe-se surpreender pela incrível e reabilitada Havana Vieja, sem dúvida, a jóia da localidade.
  3. Visite o Museo de la Revolución, o Capitólio Nacional e o Museo de Bellas Artes, onde poderá admirar a história de pintura internacional e cubana, no Centro de Havana.
  4. Aprecie as espetaculares vistas panorâmicas que oferece o Malecón, especialmente ao entardecer, veja a Plaza da Revolución com o Memorial a José Martí, bem como a Universidade de Havana na zona de Vedado.
  5. Descubra a insólita beleza da Necrópole de Cristóvão Colombo.

Mapa Interativo:

O que ver em Havana:

La Habana Vieja

Viagens organizados:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Ofertas de vôos:

Compare ofertas de voos e reserva para poupar dinheiro.

Buscar más vuelos Pesquisar mais vôos



© www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667