Solicite orçamento da sua viagem para Cuba

Trinidad, Cuba

Deixe-se surpreender por Trinidad e passeie por uma das mais bonitas cidades coloniais na sua viagem por Cuba

Trinidad, Cuba
Trinidad, Cuba
© Olivier Devue

Trinidad é uma das mais belas e autênticas cidades coloniais de Cuba. Declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988, foi a terceira vila fundada pela Coroa Espanhola em Cuba graças a Diego Velázquez em 1514.

Palacio Brunet, Trinidad
Palacio Brunet
© Rafael Ferro

É considerada uma cidade-museu com uma grande herança arquitetónica colonial dos séculos XVIII e XIX. Nela se destacam as estreitas ruas calcetadas, os belos edifícios restaurados, as majestosas igrejas e os fantásticos pátios, dando-lhe aquela atmosfera tipicamente colonial.

Andando pelas ruas, irá sentir o autêntico espírito cubano. Voltará atrás no tempo, quando as ruas não estavam repletas de carros e a vida era muito mais calma. Deixe que o feitiço desta povoação feita cidade percorrer seu corpo.

Embora pareça mentira, esta cidade nem sempre gozou desse espírito de tranquilidade. Conheça as lendas e mitos originados pelos inúmeros ataques piratas holandeses e ingleses que devastaram a cidade. Ainda para mais, os escravos africanos que mantiveram a indústria açucareira também deixaram impressa uma marca única.

Índice

Quais os melhores sítios para ver em Trinidad, Cuba?

Casco Histórico de Trinidad, Cuba
Casco Histórico de Trinidad, Cuba
© Sabino Parente
Museo Romántico, Trinidad, Cuba
Museo Romántico, Trinidad, Cuba
© Colin Hepburn

A cidade possui cerca de 50 palacetes e inúmeros edifícios dignos de admiração, tais como a Iglesia Parroquial de la Santísima Trinidad (Igreja Paroquial da Santíssima Trindade); o Museo Romántico (Museu Romântico) localizado no Palácio Brunet; a Casa Templo de Yemaya, onde há um altar dedicado à divindade do mar; o Museu de Arte Colonial; a Casa de la Trova ou o Museu de História, localizado no Palácio Cantero, assim como muitos outros lugares de interesse que certamente o arrebatarão.

Também se destaca por suas belas praças, como a conhecida Praceta Las Tres Palmitas ou a famosa Praça de Santa Ana, que se encontra situada em pleno centro histórico da cidade, a apenas 500 metros da Plaza Mayor, que era o principal ponto de acesso ao Valle de los Ingenios, onde se destaca, sem dúvida, a Torre Manaca-Iznaga, uma espetacular torre de vigia que se usou para controlar os escravos que trabalhavam nas explorações de açúcar.

A Plaza Mayor de Trinidad foi o ponto de partida da restauração nos anos 80, mesmo antes da cidade ser declarada Património da Humanidade pela UNESCO, o qual potenciou notavelmente o seu turismo. Atualmente, nesta praça pode ver a estátua de Terpsichore, musa da dança e da música.

Quais os melhores planos para fazer em Trinidad?

Topes de Collantes
Topes de Collantes
© Sergey Uryadnikov

A riqueza patrimonial da cidade deve-se principalmente à expansão económica da indústria açucareira levada a cabo pela aristocracia e pelas reconhecidas famílias Iznaga, Borrell e Brunel.

Trinidad é também uma boa base para conhecer toda a zona central de Cuba, já que a boa localização, além do facto de a poucos quilómetros dela encontrará cidades e enclaves naturais incríveis, fazem com que seja um excelente ponto de partida para inúmeras excursões.

Se procura entrar em contato com a natureza nas proximidades, o Parque Natural Topes de Collantes irá surpreendê-lo com as belas cascatas, como o espetacular Salto del Caburní. Para lá chegar, terá que seguir uma das rotas mais bonitas do parque: o Trilho Vegas Grandes. Algo mais distante, mas também próximo, é a bela cidade de Cienfuegos, conhecida como a Pérola do Sul de Cuba, onde poderá ir às exóticas cascatas de El Nicho, na Serra de Escambray.

Qual é a melhor data para ir?

Trinidad é uma cidade que vale a pena visitar seja qual for a época do ano, mas se puder ir durante a segunda semana de Janeiro poderá aproveitar a Semana Cultural Trinitaria, da qual também coincide com o aniversário da cidade. Outro evento importante são as Fiestas Sanjuaneras, que acontecem no mês de Junho e festejam com um fantástico carnaval.

Quais são as melhores excursões para fazer em Trinidad?

Durante a sua estadia na cidade, pode fazer inúmeras excursões que tornarão a sua experiência ainda melhor. Algumas das mais conhecidos são: Jeep Safari Nengoa, uma excursão de jipe onde pode descobrir o Parque Natural Topes de Collantes; Nature Tour Trinidad, onde não só descobrirá a natureza em Alturas de Banao mas também conhecerá a história colonial no Valle de los Ingenios; se deseja conhecer em profundidade a importância da indústria açucareira na ilha, o Tour do açúcar é ideal para si; se o que procura é disfrutar a praia e o mar, a excursão de catamarã em Cayo Blanco é adaptada às suas necessidades, irá poder navegar pelas águas cristalinas do Mar das Caraíbas e mergulhar num fundo do mar incomparável.

Por outro lado, se quiser conhecer Trinidad da forma mais concentrada possível, os passeios de um dia são a melhor opção. Percorra as ruas com uma bicicleta elétrica e desfrute de um ponto de vista diferente da cidade.

Qual é a melhor maneira de chegar a Trinidad?

Trinidad goza de uma localização perfeita para fazer uma paragem entre a viagem de Havana a Cayo Santa María, passando por cidades históricas como Cienfuegos ou Santa Clara, sem menosprezar a bela localidade de Remedios.

A melhor maneira de chegar por estrada a Trinidad a partir de Havana é através do Circuito Sul, passando pela cidade de Cienfuegos. É a forma preferível de lá chegar, já que a cidade não conta com um aeroporto e a melhor opção é voar para Havana.

Onde ficar em Trinidad?

Ruas de Trinidad, Cuba
Ruas de Trinidad, Cuba
© Raquel Hernandes

O turismo aqui tem uma atmosfera mais cubana do que em muitas outras cidades do país. Assim sendo, a melhor meio de conhecer a autêntica Trinidad é alojar-se numa casa particular, pois lhe dará a chance de viver a vida como os cubanos e entender melhor o seu dia a dia. Não há nada como conversar com um trinitário para conhecer as fabulosas lendas de escravos, piratas e tesouros escondidos que esta apaixonante localidade abriga.

Apesar disso, se preferir hospedar-se num hotel, também existem várias opções. Entre as que recomendamos estão: Hotel la Popa, no topo da colina com o mesmo nome encontrará este hotel ideal para casais; Iberostar Grand Hotel Trinidad, hotel 5 estrelas no centro histórico da cidade; Hotel Brisas Trinidad del Mar, perfeito para quem deseja aproveitar o sol, pois fica na primeira linha da Playa Ancón (Praia Ancón); e Hotel la Ronda, de atmosfera familiar em pleno centro da cidade.

Pacotes de viagem para Trinidad, Cuba

Trinidad de Cuba
Trinidad de Cuba
© Pedro Szekely

O aconselhável para conhecer bem a cidade é permanecer entre 1 e 3 noites, dependendo do tempo que dispor para a sua viagem a Cuba. No entanto, sem dúvida é um lugar que não deve perder. As magníficas praias, a natureza exuberante de Topes de Collantes e sobretudo a atmosfera tão singular que tem esta cidade, fazem dela um dos destinos que não pode perder.

Se quiser uma viagem sob medida para não perder nada e aproveitar ao máximo a sua estadia em Cuba e Trinidad, não se esqueça de espreitar os nossos pacotes de viagem à medida. Lembre-se, adaptamos a sua viagem para que seja uma experiência única.

Mapa Interativo:

Viagens organizadas:

Solicite orçamento da sua viagem para Cuba:

Aluguer de Carros:

Encontre a melhor oferta de aluguer de carros para as suas férias:

Oferta para Agências:

Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes.

  • Preços especiais para Agências e Tour Operadores


  • © www.TurismoemCuba.Com - Todos os direitos reservados
    Skedio Travel SL - Licencia de agencia de viaje GC-003667